PERCEPÇÃO DAS DIFERENÇAS COMO FATOR DE ENRIQUECIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS.

PERCEPÇÃO DAS DIFERENÇAS COMO FATOR DE ENRIQUECIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS.

Cecília Meireles

"O Amor... É difícil para os indecisos. É assustador para os medrosos. Avassalador para os apaixonados! Mas, os vencedores no amor são os fortes. Os que sabem o que querem e querem o que têm! Sonhar um sonho a dois, e nunca desistir da busca de ser feliz, é para poucos!"

Khalil Gibran

"Ide para os vossos campos e jardins e aprendereis que o prazer da abelha consiste em retirar o mel da flor.Mas também a flor tem prazer em dar o seu mel à abelha.Pois para a abelha a flor é uma fonte de vida. E para a flor a abelha é mensageira de amor.E, para ambas, abelha e flor, o dar e o receber de prazer é uma necessidade e um êxtase".

Criança

A criança aprende o que vive, e se a criança vive com críticas, ela aprende a condenar; vivendo com hostilidade, ela aprende a agredir. Se a criança é sempre repreendida, ela será tímida . Se vive com humilhação, ela aprende a se sentir culpada.

Entretanto, se a criança vive com tolerância, ela aprende a ser paciente; se vive com incentivo, ela aprende a ser confiante; sendo elogiada, aprende a apreciar. Se vive com retidão, ela aprende a ser justa. Sentindo-se segura, ela aprende a ter fé. Se vive com aprovação, ela aprende a gostar de si mesma Se a criança vive com aceitação e amizade, ela aprende a encontrar amor no mundo.





Amor aos nossos animais...


A inclusão do tema dos animais no currículo escolar estimula o desenvolvimento moral, espiritual e pessoal de cada criança, traz benefícios à comunidade escolar e aumenta as oportunidades de aprendizagem em diferentes áreas do currículo. (IAHAIO/2001)

PAZ

Nossos irmãos dos reinos animal, vegetal e mineral, parceiros de Planeta precisam muito de nossa atenção. Eles precisam ser vistos e ouvidos, não apenas como imagens distantes, num documentário, mas como seres reais, que dependem de nossa ajuda para viver. Estão sendo massacrados, não podem se defender sozinhos e nós estamos fazendo parte disso, de uma forma ou de outra. Os minerais estão sendo literalmente detonados, os vegetais arrancados e queimados ou contaminados, os animais estão sendo assassinados. Todos estão sendo explorados com fins especulativos. Da mesma forma estamos tratando as águas, responsáveis pela subsistência de toda a vida que existe. É preciso que nos importemos com eles; não só porque desse equilíbrio depende nossa existência.
É necessário incluí-los no nosso universo, na nossa família planetária. Eles se comunicam conosco, mas só poderemos perceber isso se tivermos ouvidos para ouvir, olhos para ver e sensibilidade para sentir. A paz ambiental começa no indivíduo, em cada um de nós.
(adaptado do site Fundação Nina Rosa)


Carta da Terra (fragmento)

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.

A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem supridas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais e não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos no meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados e juntos podemos forjar soluções inclusivas.

Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um mundo no qual as dimensões local e global estão ligadas. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.

Vive la difference!

As diferenças estão aí... e são maravilhosas! Claro que ainda existem preconceitos tolos, principalmente por parte de pessoas que nunca percebem com sensibilidade o direito e a delícia de cada um ser o que é... Estar com um homem mais jovem, ter opções sexuais diferenciadas, optar por estar sozinho, namorar nas horas vagas, querer ou não querer assumir uma relação... São opções tão pessoais, e aí fica a linha tão tênue entre o público e o privado. Sou a favor do direito à individualidade e ao direito de cada pessoa fazer suas próprias opções, sejam elas quais forem, desde que não prejudiquem ninguém.


Aos amigos, pessoas a quem amo

Quando vosso amigo expressa o pensamento, não temais o "não" de vossa própria opinião, nem prendais o "sim". E quando ele se cala, que vosso coração continue a ouvir o coração dele...... Quando vos separais de vosso amigo, não vos aflijais. Pois o que amais nele pode tornar-se mais claro na sua ausência, como para o alpinista a montanha aparece mais clara, vista da planicie. (Khalil Gibran)

Seguidores

O PRINCÍPIO DA ALTERIDADE

Alteridade significa a necessidade de colocar-se na posição do outro para poder compreendê-lo. O princípio da alteridade estabelece que cada homem deve reconhecer sua liberdade como a expressão direta da liberdade do outro. Onde não existe o princípio da alteridade o privilégio de um é a expressão direta da privação do outro.



INCLUIR

INCLUIR

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O autismo de Messi

Messi é diferente;é talentoso, independente, destaque no que faz. Messi tem Síndrome de Asperger, e isso não o impediu de ser considerado o melhor jogador de futebol do mundo. A exigência que a família e a sociedade impõem pode sufocar talentos e condenar à exclusão pessoas talentosas ou não, mas que são capazes de viver suas vidas e serem felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando vosso amigo expressa o pensamento,
não temais o "não" de vossa própria opinião,
nem prendais o "sim".
E quando ele se cala, que vosso coração
continue a ouvir o coração dele...

...Quando vos separais de vosso amigo,
não vos aflijais.
Pois o que amais nele
pode tornar-se mais claro na sua ausência,
como para o alpinista a montanha
aparece mais clara, vista da planicie.

Khalil Gibran